Cirurgia Plástica / Cirurgia Estética Facial / Blefaroplastia
Blefaroplastia
A blefaroplastia é um procedimento destinado ao rejuvenescimento da região peri-ocular. A cirurgia pode corrigir algumas das características que conferem um olhar mais velho e cansado, que por vezes também interferem com a visão. A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que pode ser realizado exclusivamente nas pálpebras superiores, nas pálpebras inferiores ou em ambas.
A blefaroplastia das pálpebras superiores elimina o excesso de pele das pálpebras melhorando esteticamente as pálpebras superiores. Pode também ajudar a melhorar o campo visual de doentes que tenham um grande excesso cutâneo e que em situações extremas pode dificultar a visão. A blefaroplastia a nível das pálpebras superiores remove, se presente, o excesso de gordura que se acumula na região central das pálpebras superiores.
A blefaroplastia das pálpebras inferiores, elimina o excesso de pele e corrige os “papos nos olhos”, reposicionando ou eliminando a gordura da região peri-ocular. A abordagem pode ser feita por via conjuntival (não deixando qualquer cicatriz) ou através de uma pequena, e quase impercetível, incisão ao nível do bordo inferior da pálpebra.
Estas cirurgias podem ser realizadas em ambulatório, ou em regime de internamento, necessitando de 1 semana de recuperação.
A blefaroplastia não remove as rugas “pés de galinha” dos cantos dos olhos (sendo para tal utilizada a toxina botulínica), não elimina os círculos negros das pálpebras inferiores e não eleva as sobrancelhas.
Quando deve considerar realizar uma blefaroplastia?
Quando existir excesso de pele cobrindo excessivamente o sulco das pálpebras superiores
Se o excesso de pele das pálpebras superiores toca nas pestanas
Se as pálpebras parecem inchadas, tornando o olhar cansado
Quais são os prós e contras da blefaroplastia?
Prós:
A eliminação do excesso de pele nas pálpebras superiores e a eliminação do excesso de pele e papos das pálpebras inferiores, confere um olhar mais jovem e saudável
A eliminação do excesso de pele pode eliminar problemas de visão relacionados com a sobreposição das pálpebras sobre o globo ocular
A cicatrização ocorre geralmente de forma rápida e com cicatrizes quase impercetíveis
Contras:
Existe um período de recuperação de alguns dias (geralmente cerca de 1 semana)
Numa blefaroplastia das pálpebras superiores, se as sobrancelhas estiverem demasiado baixas, pode necessitar de associar uma cirurgia de lifiting de sobrancelhas para evitar a descida da posição da sobrancelha
Embora raro, pode haver algum edema da face e sensação transitória de prurido a nível da região ocular